12 setembro, 2013

Síndrome do pânico


Infelizmente essa é uma doença pouco falada, mas que atinge muitas pessoas, eu sou uma delas. Não é fácil para mim, expor sobre isso, mas acho que é necessário que algumas pessoas fiquem por dentro dessa situação, pois as vezes podem ter alguém em casa que tenha e não saiba. A síndrome do pânico é uma doença, que poucas pessoas conhecem e na maioria das vezes as pessoas não á compreendem. Eu sofro dessa doença desde meus 12 anos. Começou, a aparecer os sintomas, quando ficava realmente com medo de ir ao mercadinho que ficava á duas quadras de casa, depois eu já não conseguia mais ir ao colégio se não tivesse uma companhia, eu tentava ir sozinha quando a amiga que costuma ir faltava, só que eu chegava na metade do caminho e voltava. Eu tinha a sensação que ao entrar no colégio todo mundo estava me olhando, falando de mim... era horrível! Me sentia sufocada, agoniada! Então minha mãe me levou á um psicologo e comecei um tratamento, isso aos meus 16 anos mais ou menos que foi aonde realmente piorou... pois ao vim embora do serviço da minha mãe, eu vi um assalto acontecer em nossa frente e aquilo me deixou em choque. Imaginem, eu já era uma pessoa extremamente assustada, tinha medo de sair sozinha justamente por ver e saber que o mundo é um lugar perigoso. Tinha medo de ser assaltada, de me baterem... claro, que todo mundo tem um certo medo disso, mas não deixam de viver e eu realmente deixava, e de certa forma ainda deixo. Pois comecei o tratamento, mas não segui com ele, o remédio não me fazia nada bem e eu odeio depender de remédio para fazer qualquer coisa, eu resolvi que isso era meu psicológico e que só eu poderia lidar com ele, então, eu tentava sair de casa sozinha ...combinava com minhas amigas de me encontrarem em algum lugar, e até chegar nesse local eu ficava falando por telefone com minha mãe ou então com a tal amiga que estava me esperando. Infelizmente perdi algumas amizades, que não entendem a minha situação, não é que eu não queira visita-las, era o que eu mais queria, ser uma pessoa "normal", não que quem sofra dessa doença seja anormal, mas eu sei o quanto a gente sofre com isso e até mesmo "inveja" quem consegue sair sozinho, quem consegue pegar um ônibus e ir á um shopping passear. São poucas as pessoas que sabem que tenho isso, bom agora não mais, pois resolvi me abrir aqui para vocês, mas graças a Deus tenho uma família que me entende, um namorado que me cuida, me busca ou me acompanha para ir em algum lugar! E quando estamos juntos, voltando de algum lugar, se passamos por um local escuro eu já lhe dou algum sinal de que estou com medo, pois meu coração dispara e minhas mãos começam a suar frio. É realmente horrível, só quem tem ou já teve para saber como realmente é. Sim, ela tem cura. Que vai muito além de remédios, pois os remédios não ensinam que quem tem a doença pode influenciar em seus estados internos e assim superar o sentimento de impotência que ela traz. E não ajudam a pessoa a perder o medo das reações de seu corpo e a ganhar uma compreensão mais profunda de seus sentimentos. Os remédios - quando utilizados - devem ser vistos como auxiliares do tratamento psicológico. Os principais sintomas de quem sofre da Síndrome do pânico são: Falta de ar, taquicardia, tontura, tremor, fraqueza nas pernas e medo de sair de casa (principalmente se for sozinho). Fiquem atentos aos sintomas, pois essa doença começa aos poucos e o medo só vai aumentando com o tempo, é uma doença que dá normalmente em crianças e na maioria do sexo feminino. Espero que tenham gostado, aprendido ou compreendido um pouco sobre essa doença, confesso que fiquei emocionada ao vim aqui falar sobre isso pois é algo que infelizmente faz parte da minha vida. E que estou aprendendo a lidar, ainda não consigo ir muito longe sozinha, as vezes, me cobro e tento sair sozinha. Algumas vezes tem exito em outras não. Mas, sou persistente e sei que tudo isso é coisa da minha cabeça, que só com muita determinação e pensamento POSITIVO que vou conseguir sair dessa. E espero poder vir aqui contar para vocês sobre minha melhora. Beijinhos e fiquem com Deus! *-*

0 comentários:

Curte lá?!

Seguidores

Arquivo do blog